Top 5 do Windows 7


O lançamento oficial do Windows 7 acontece esta semana. Nesta Quinta-feira, dia 22 a nova versão do sistema operacional da Microsoft chega ao mercado rodeada por elogios, recebida com festa e muita antecipação.
E não é para menos, o Windows 7 fez bonito da sua fase beta e os novos recursos nos deixaram animados. Fazemos então o Top 5 desta semana contando algumas das coisas mais legais que o Windows 7 traz. Confira!
1 – Troca automática de papéis de parede
Essa é uma novidade que parece menos legal do que é na verdade. Tudo bem que era possível acrescentar esta função já há bastante tempo, usando programas de terceiros, mas agora ela vem embutida no suporte à temas do Windows e faz um excelente trabalho em tornar seu desktop menos monótono. Ao invés de escolher uma única imagem como papel de parede, agora é possível escolher pastas inteiras, ou seleções de pastas e imagens, além dos wallpapers muito loucos que já vem incluidos. O Windows se encarrega de fazer a troca de tempos em tempos. Como o sistema usa e abusa de janelas transparentes, parece que você está sempre mudando de tema. Se não gostar da imagem atual, um clique direito permite avançar para o próximo. Simples e divertido.
2 – Libraries
As libraries são pastas virtuais que tornam o gerenciamento de arquivos muito mais fácil. São 4 categorias: Fotos, vídeos, documentos e música. Dentro de cada uma, você lista as pastas onde costuma guardar aquele tipo de conteúdo, incluindo pastas em arquivos externos, de rede e internet. Então sempre que quiser acessar estes arquivos, ou salvar algum deles é muito mais fácil localizá-los. Nada de ficar usando endereços complicados de pasta ou sumindo seus arquivos de novo.
3 – Suporte à multi-touch
O Windows 7 é o primeiro sistema que virá pronto para você espalhar suas impressões digitais gordurosas por ele de fábrica. Pode não parecer grande coisa, mas com a tecnologia se tornando cada vez mais popular o suporte nativo é um incentivo a mais para o desenvolvimento de aplicações que façam uso dela. O Windows Vista já contava com teclado virtual e reconhecimento de escrita, mas ambos foram dramaticamente melhorados na nova versão e o suporte à gestos é uma adição mais que bem vinda, e extremamente útil para os usuários de tablet PCs, por exemplo, que passam a depender menos do mouse e teclado.
4 – Aero Peek, Shake e Snap
Bom, técnicamente são 3 novidades e não uma só, mas todas são aplicadas à mesma coisa: Organizar e localizar as várias janelas que entopem o desktop durante o uso comum do computador.
Peek: Ao passar o mouse sobre os ícones dos programas e suas janelas, na barra de tarefas, todas as outras se escondem, facilitando muito a localização daquele que você precisa. O mesmo acontece com o famoso atalho Alt+Tab, e é ÓTIMO.
Shake: Tela bagunçada com  um monte de coisas abertas? Simplesmente selecione a janela em que você está trabalhando, de uma “chacoalhada” com o mouse, e todo o resto será minimizado. Tcharam!
Snap: Torna os cantos do monitor áreas estratégicas para redimensionar e reposicionar janelas. Arraste uma janela até a extremidade direita ou esquerda e ela automaticamente passa a ocupar metade do monitore. Arraste até o topo e ela será maximizada para a tela inteira. Parece bobagem, mas se você trabalha com um monitor de 17″ ou mais (o que é muito comum) nunca mais vai querer viver sem o Snap.
Confira o funcionamento dos 3 neste vídeo:

5 – Nova barra de tarefas, com Jump Lists
A barra de tarefas é provavelmente o elemento mais importante do desktop desde a versão 95 do Windows. A reforma traz melhorias sensacionais. Os ícones de atalho que ficavam na barra agora servem também para indicar que o programa está aberto, à lá MacOs. É possível arrastar os programas abertos para a ordem que melhor lhe convir, travá-los no lugar como se fossem atalhos e as combinações Win+1, Win+2, Win+3, e assim por diante podem chamar janelas rapidamente e sem precisar tirar as mãos do teclado. Melhor ainda, os menus contextuais com o clique direito foram substituídos pelas chamadas jump lists, que tornam imediatamente acessíveis recursos mais comuns daquele programa. É possível ver qual álbum está tocando e mudar de música mesmo com o Media Player minimizado por exemplo, ou ver os últimos documentos abertos nos programas do Office.
Sentiu falta de algum recurso na lista? Conte também os seus favoritos pra gente, nos comentários!